Fisioterapia Respiratória Pediátrica

Os recém-nascidos, bebés e crianças, devido às particularidades do aparelho respiratório, estão mais expostos a infecções respiratórias como a bronquiolite, pneumonia, rinite alérgica e asma brônquica. Por vezes podem apresentar obstrução nasal, tosse, expectoração e farfalheira, devido à acumulação de secreções, podendo existir dificuldade na expulsão. A dificuldade em expelir pode, consequentemente, resultar em infecção respiratória, podendo provocar febre, diminuição de apetite e alteração do sono. 

A fisioterapia respiratória pediátrica é indicada para tratar estas doenças com o objetivo de reduzir, e eliminar, as secreções melhorando assim os níveis de oxigênio e normalizando a função respiratória. 

Após uma avaliação cuidadosa, utilizando estratégias avaliativas, são realizadas técnicas manuais de desobstrução brônquica, através da mobilização da região torácica e abdominal que, devido às alterações do fluxo respiratório, provoca mobilização das secreções permitindo serem expelidos através da tosse. Em casos onde o bebé não é capaz de tossir, são utilizadas técnicas de provocação de tosse.