Para um atleta lesionado é fundamental uma eficaz e rápida recuperação para conseguir o regresso à atividade desportiva o mais rapidamente possível. Na verdade, a fisioterapia desportiva faz mais do que recuperar lesões (pós-traumáticas, rupturas, biomecânicas, etc.), melhora a performance do atleta e optimiza a qualidade do gesto técnico. Atletas de surf, ténis, padel, golfe, volei, futebol e até mesmo…

As patologias do foro reumático tratam-se de um leque importante na sociedade actual. Causam dor e incapacidade funcional nas actividades de vida diária, diminuição da mobilidade e amplitudes articulares, deformidades, alterações neuromusculares, nos sistema cardiovascular e respiratório, pele e outros sistemas etc. Aqui a fisioterapia tem como objectivo major promover a qualidade de vida e educar para a saúde em…
Cada vez mais que as crianças que nascem pré termo têm apresentado sinais de alteração do desenvolvimento relacionados não só a nível cognitivo,como também socialização auto-cuidado e deficits de desenvolvimento motor. Uma abordagem precoce é fundamental para ajudar e facilitar todo o processo de desenvolvimento do bebê. A fisioterapia pediátrica tem como objetivo melhorar o desenvolvimento motor. A capacidade de…
Os recém-nascidos, bebés e crianças, devido às particularidades do aparelho respiratório, estão mais expostos a infecções respiratórias como a bronquiolite, pneumonia, rinite alérgica e asma brônquica. Por vezes podem apresentar obstrução nasal, tosse, expectoração e farfalheira, devido à acumulação de secreções, podendo existir dificuldade na expulsão. A dificuldade em expelir pode, consequentemente, resultar em infecção respiratória, podendo provocar febre, diminuição…
A criança … A fisioterapia pediatrica pode ser aplicada em casos de patologias respiratórias, pós traumáticas, pos cirurgicas, espinha bifida, torcicolo congenito, mal formacoes congênito, doenças neurológicas, sindrome controlo postural ou atraso do desenvolvimento motor. A actuação do fisioterapeuta na pediatria tem uma abordagem
As patologias do foro neurológico são motivo de grande preocupação na actualidade. Demências, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), acidentes isquémicos transitórios (AIT’s), doença de Parkinson, lesões medulares, lesões cerebrais, esclerose múltipla (EM), esclerose lateral amiotrófica (ELA), traumatismos cranioencefálicos (TCE’s), doenças neuromusculares, são algumas das patologias mais frequentes, alvo da intervenção da fisioterapia. A reabilitação neurológica destina-se ao tratamento de lesões que…
Fáscia… é certamente um termo desconhecido para muitos. É enorme, desde a cabeça até aos pés, e é como uma espécie de rede ou membrana que envolve todas as estruturas do corpo. Trata-se de tecido conjuntivo fibroso e confere protecção, suporte e é o elo de ligação dessas mesmas estruturas. É um órgão sensorial conectado directamente com o sistema nervoso…
Com o excesso de trabalho e mas posturas é recorrente o aparecimento de dores e lesões articulares e musculares. Uma das formas de tratamento e equilíbrio do funcionamento musculoesqueletico é a osteopatia. sendo esta uma terapia manual na qual se provoca uma manipulação da Fáscia, articulações, ligamentos e músculos. Prevenindo e evitando disfunções que se transformem crónicas.

As alterações visuais, perda de audição, zumbido, nauseas, vômitos, desequilíbrios, tonturas e vertigens são cada vez mais frequentes. Sendo que as vertigens afeta 10% da população mundial nas quais 85% são provocadas por uma disfunção vestibular. Na reabilitacao vestibular são efetuados exercicios para o tratamento funcional das disfunções vestibulares. Com o objetivo da adaptacao do reflexo vestibulo ocular (RVO), permite…